Como cuidar de sua saúde em tempos de coronavírus? Veja aqui!

O mundo está bastante agitado neste momento, devido ao pânico global em torno do coronavírus (COVID-19). Se você estiver se sentindo sobrecarregado ou estressado por tudo isso, fique tranquilo de que esta é uma resposta muito normal.

No entanto, é importante ir com calma consigo mesmo e dedicar tempo ao autocuidado, sendo uma das ótimas opções de que conheça o SUS fácil.

1. Mantenha-se ativo

É bem conhecido que o exercício é realmente bom tanto para nossa saúde física quanto mental. Há vãrios diferentes tipos de exercícios que você pode fazer em casa, graças ao YouTube e a aplicativos. Listamos alguns gratuitos ou continue fazendo o que funcionar para você.

  • Yoga com Adrienne é um canal de yoga muito apreciado, com mais de seis milhões de assinantes. Ele é peculiar e prático, e oferece aulas de yoga que duram de cinco minutos a uma hora.
  • O Nike Training Club pode ajudá-lo a permanecer ativo durante este tempo, oferecendo montes de exercícios gratuitos que você pode fazer em casa. Ele também oferece orientação sobre bem-estar e nutrição por parte de especialistas.
  • Perder barriga fácil (iOS e Android). Estes treinos de sete minutos são baseados em estudos científicos e são projetados para proporcionar o máximo benefício no menor espaço de tempo possível. Você também pode se conectar com amigos no aplicativo para incentivar uns aos outros (ou, vamos ser honestos, competir!) – é uma ótima maneira de se manter conectado. Se você praticar esportes e seus jogos e treinamentos tiverem sido cancelados, você pode considerar a possibilidade de se conectar com sua equipe neste aplicativo.

Estas são apenas três ideias, faça o que funcionar para você. Se você puder ir lá fora, considere ir dar uma caminhada ou correr enquanto leva seu ambiente.

2. Tente meditar por 10 minutos

Quando estamos estressados sobre algo (como o coronavírus), nossos pensamentos tendem a se acelerar. Levando cerca de 10 minutos para praticar o cuidado pode ajudar a produzir uma sensação de calma. Se você não tiver o que é a mente, verifique mais sobre a meditação da mente.

Aqui estão algumas sugestões de aplicações gratuitas de consciência para experimentar:

  • O Insight Timer tem mais de 25.000 meditações guiadas gratuitas, de 1 a 90+ minutos. Tente pesquisar por um tópico que lhe interesse (por exemplo, estresse, aprender a meditar, dormir).
  • Mente Sorridente pode ser uma boa opção se você não quiser ser sobrecarregado pela escolha. As meditações são organizadas por programas estruturados, tais como Fundamentos da Mente, Sono, Relacionamentos, etc.

Se a meditação não for para você, tente fazer uma atividade diária de forma consciente – em outras palavras, ponha de lado as distrações e concentre-se totalmente em uma pequena tarefa. Por exemplo, enquanto estiver tomando uma xícara de chá, preste atenção a seus sentidos (o cheiro do chá, o calor da xícara em sua mão, o sabor…).

3. Converse com seus colegas

Mesmo que uma reunião presencial esteja fora de questão, tente manter-se em contato com seus colegas via texto, Messenger, WhatsApp, FaceTime, ou um bom telefonema à moda antiga. Pergunte-lhes como eles se sentem e compartilhe sua própria experiência se você se sentir seguro para fazê-lo.

Tudo isso faz bem para sua saúde física e mental, por isso, aproveite.